Exames Ocupacionais
Com o objetivo de reduzir o absenteísmo associado a doenças ocupacionais, prevenir acidentes, garantir melhor desempenho dos funcionários e evitar problemas legais relacionados à falta de atendimento médico, os exames ocupacionais avaliam e controlam o estado de saúde dos trabalhadores.
Os resultados dos exames ocupacionais são importantes para visualizar e atestar o estado de saúde do funcionário, identificando possíveis riscos físicos, químicos, biológicos ou ergonômicos, associados ao ambiente ou dia a dia de trabalho. O Ministério do Trabalho e Emprego é o órgão responsável por supervisionar e conferir se os exames ocupacionais estão sendo realizados corretamente.
Há alguns exames que devem ser realizados, obrigatoriamente, por todos os funcionários de uma empresa. São eles:
- Exame Admissional: sua realização acontece antes que o trabalhador comece suas atividades.
- Exame Periódico: obrigatório uma vez ao ano, e em alguns casos a cada seis meses ( empresas de alimentação). A principal função do exame periódico é acompanhar a saúde do trabalhador e se detectado, controlar e cuidar de possíveis doenças.
- Mudança de função: feito antes da data estipulada para que o funcionário mude de função, posto de trabalho ou mesmo de setor, que o coloque em exposição a um risco diferente daquele a que estava exposto antes da mudança.
- Retorno ao trabalho: exame feito quando o funcionário recebe alta do INSS (de uma doença profissional ou acidente de trabalho).
- Exame Demissional: tem sua realização efetivada quando o funcionário termina suas atividades na empresa. O importante é ser realizado ANTES da homologação.
Exames Complementares ( laboratoriais )
Além desses exames médicos ( Atestado de Saúde Ocupacional) , existem exames complementares, que precisam ser feitos para uma melhor conclusão do ASO. Esses exames são pedidos quando as atividades deixem os trabalhadores expostos a qualquer tipo de risco, podendo ser:
- Químico
- Físico;
- Biológico.
Com a realização dos exames, a empresa não só estará cumprindo com as normas e sim, zelando pela saúde do bem mais importante que a empresa possui que são seus funcionários.